oficial de ligação com a comunidade (CLO) (m/f) - 04 vagas
Tete, Tete, Mozambique
publicado em 07-05-2025 às 10:21
Descrição
O nosso Cliente é uma prestigiada empresa que actua na área da energia.
FUNÇÃO
Será responsável por ser um elo de ligação entre a equipa do projeto e as comunidades locais que vivem na área do projeto; apoiar as actividades de envolvimento da comunidade e contribui para manter relações positivas entre o projeto e as comunidades; auxiliar na recolha de queixas e preocupações dos membros da comunidade e facilitar a sua resolução através dos canais apropriados; auxiliar na organização de reuniões comunitárias, workshops e eventos para facilitar o diálogo entre a equipa do projeto e as comunidades; colaborar com outras partes interessadas do projeto, incluindo equipas ambientais e sociais, para garantir que as preocupações da comunidade sejam abordadas de forma eficaz; monitorar e relatar o sentimento e as percepções da comunidade em relação ao projeto, identificando potenciais problemas e oportunidades de melhoria; atuar como um ponto de contato para os membros da comunidade levantarem queixas, reclamações ou preocupações relacionadas às atividades do projeto; realizar visitas regulares às comunidades afetadas pelo projeto para ouvir as preocupações dos membros da comunidade e coletar informações relevantes; contribuir para o conhecimento dos conflitos locais, da gestão de conflitos e dos intervenientes locais a envolver; contribuir para a melhoria e implementação do mecanismo de resolução de queixas do projeto, a ser elaborado em breve por um consultor especializado; ajudar na resolução de queixas através dos canais apropriados, fazendo a ligação com a gestão do projeto, as autoridades locais e os líderes comunitários, conforme necessário; documentar e comunicar queixas e reclamações de forma atempada e precisa, garantindo confidencialidade e sensibilidade; fornecer suporte e orientação aos membros da comunidade sobre como acessar informações, serviços ou assistência relacionados ao projeto; aprimorar e manter a base de dados GRM, documentar e arquivar cuidadosamente todas as atividades; melhorar e manter as partes interessadas e a base de dados de comunicação; manter registros das interações com a comunidade, queixas recebidas e ações tomadas para resolvê-los; participar em atividades de formação e capacitação para melhorar a compreensão dos princípios e práticas de envolvimento da comunidade.
Requisitos
- Licenciatura ou Bacharelato em Ciências Sociais, Desenvolvimento Comunitário ou áreas similares;
- Experiência em envolvimento com a comunidade, serviço social ou áreas similares, preferencialmente em projetos de desenvolvimento ou ambientes similares;
- Proficiência em coleta de dados, documentação e relatórios;
- Falante nativo ou bom conhecimento de Nhungwe ou Nhanja;
- Forte capacidade de escrita e comunicação em português, muito bom conhecimento de inglês é apreciado;
- Conhecimento dos costumes, culturas e dinâmicas comunitárias locais na área do projeto;
- Fortes habilidades de comunicação, interpessoal e resolução de problemas;
- Empatia e sensibilidade para com as necessidades e preocupações dos membros da comunidade;
- Capacidade para analisar a diferenciação social dentro de comunidades e grupos, incluindo pessoas vulneráveis, diferenças de poder/posição social, minorias culturais ou étnicas, etc. ;
- Sensibilidade ao gênero;
- Capacidade de construir confiança e relacionamento com diversos grupos de pessoas;
- Flexibilidade e adaptabilidade para trabalhar em ambientes dinâmicos e desafiantes;
- Disponibilidade e capacidade para deslocação a zonas remotas para realização de suas actividades;
- Disponibilidade para um contrato a prazo certo (6 meses).
Oferecemos
A possibilidade de trabalhar numa Empresa que oferece condições salariais compatíveis com o grau de experiência e nível de responsabilidade da função, bem como, oportunidades de desenvolvimento pessoal.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 12 de Maio de 2025.