Dia Mundial da Vida Selvagem - 3 de Março
O Dia Mundial da Vida Selvagem é uma oportunidade para celebrar as muitas e variadas formas de fauna e flora selvagens e para sensibilizar as pessoas para a multiplicidade de benefícios que a sua conservação proporciona às pessoas.
Ao mesmo tempo, o dia recorda-nos a necessidade urgente de intensificar a luta contra a criminalidade da fauna e da flora selvagens e a redução das espécies induzida pelo Homem, que têm impactos económicos, ambientais e sociais muito abrangentes.
Neste ano, a ONU celebra uma parceria especial: o 50º aniversário da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES). Este é um acordo internacional entre governos para assegurar que o comércio internacional de espécimes de animais e plantas selvagens não ameace a sobrevivência das espécies. Actualmente, concede vários graus de protecção a mais de 37.000 espécies de animais e plantas.
De acordo com esta convenção, as agências da ONU, organizações do sector privado, filantropos e organizações não-governamentais devem continuar a trabalhar para a conservação, a utilização sustentável da vida selvagem e na luta contra o comércio ilegal e o depauperamento da vida selvagem.
Em 2023 o Dia Mundial da Vida Selvagem é celebrado sob o tema "Parcerias para a conservação da vida selvagem", homenageando as pessoas que estão a fazer a diferença.
Consulte mais sobre o tema em: https://www.un.org/en/observances/world-wildlife-day