Dicas de como Gerir a sua Carreira Profissional
O profissional que sabe gerir a sua carreira faz toda a diferença na mesma. A ideia é que o novo profissional tenha total confiança em si mesmo e saiba o momento certo de agir e ser proactivo.
As mudanças no mercado de trabalho tem sido constantes e a concorrência entre profissionais em diversas áreas está cada vez maior, por isso é importante saber gerir a própria carreira. Não espere que a empresa onde trabalha faça isso por si, pois existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração para conseguir guiar a carreira de forma positiva.
Deste modo, vamos apresentar-lhe 10 dicas importantes que o ajudarão a guiar/gerir a sua carreira!
1 – Buscar um objectivo: É importante sempre ter um objectivo a ser alcançado, aquele que for conquistado substitua por outro, nunca fique sem alguma meta a ser atingida, desta forma o profissional se manterá sempre motivado a conquistar algo novo para a carreira.
2 – Auto-conhecimento: Se autoconhecer é totalmente relevante para conseguir traçar metas de maneira eficiente, é preciso saber o que escolher de tal forma que não se sinta prejudicado ou tenha que fazer algo que não combine com a sua personalidade.
3 – Reavalie as suas metas: Periodicamente reavalie as suas metas e encontre os motivos de não ter conseguido conquistá-las, ou se conquistou verifique se as próximas metas serão possíveis de se realizar ou alcançar.
4 – Manter-se actualizado: Para qualquer carreira que desejar seguir é necessário que mantenha-se actualizado com os assuntos relevantes a sua profissão. Algumas áreas exigem que se actualize quase que diariamente.
5 – Networking: Fazer um networking é sempre relevante mesmo que você já esteja 100% satisfeito com a sua posição profissional, nunca se sabe o momento em que vai precisar de um colega para ajudar na conquista de uma nova oportunidade.
6 – Currículo: Mantenha também o seu currículo actualizado, se você fez algum curso, workshop ou participou de uma palestra/debate, inclua no seu currículo profissional. Qualquer actividade relacionada a sua carreira será relevante e deve ser incluída no currículo.
7 – Optimismo: Ser optimista é importante para manter uma carreira de sucesso e bem sucedida, pensamentos negativos acabam levando suas metas e objectivos para baixo.
8 – Invista no marketing pessoal: Ponha em suas metas fazer o seu marketing pessoal, investir na comunicação entre colegas de trabalho, tenha atitudes positivas, demonstre suas qualidades e exerça sempre a política no ambiente de trabalho.
9 – Seja prevenido: Tente se colocar um passo a frente do seu chefe ou colegas de trabalho, isso porque se você for questionado por algum motivo já terá a resposta na ponta da língua.
10 – Seja flexível: Demonstre no ambiente de trabalho que você é uma pessoa flexível, que sabe trabalhar em equipa, que está disposto para qualquer eventual mudança e que tem disponibilidade para realizar diferentes actividadces dentro da empresa.
Siga estas dicas e tenha sucesso na Gestão da sua Carreira Profissional.
Por Tomázia Sumbana, CONTACT