Artigo de Opinião: 15 Dicas de Sucesso para a Entrevista de Emprego!
Após a recepção de sua candidatura, a entrevista é um momento importante para o processo de selecção, por isso deve ser bem aproveitado pois, certamente várias pessoas foram eliminadas e não terão a mesma oportunidade que a sua.
Nestes 15 anos da CONTACT, iremos partilhar consigo 15 dicas para se sair bem numa entrevista de emprego:
- Faça o trabalho de casa: Pesquise previamente sobre a empresa (sua missão, visão e valores). Além disso, procure estar consciente das exigências da vaga, pois não convém ir para a entrevista sem saber perfeitamente o que a empresa está à procura.
- Seja pontual: Certifique antecipadamente o endereço e como chegar no local da entrevista de forma a evitar atrasos. Procure chegar 10/15 minutos antes da hora marcada. Se tiver algum imprevisto (engarrafamento, problemas com o transporte, situações de saúde, etc.) ligue proactivamente para o entrevistador e explique-se. A pontualidade também vale para a entrevista online. Por isso, verifique previamente a sua conexão, faça teste de vídeo bem como do som, e fique num lugar adequado.
- Procure criar uma boa impressão: As pessoas têm os primeiros 30 segundos para formar uma impressão sobre si. Por isso, a sua indumentária e a sua postura poderão influenciar o julgamento do entrevistador. Então, procure se apresentar de forma adequada e formal. Lembre-se: “Não terás uma segunda oportunidade para criar uma primeira boa impressão”.
- Fale de si mesmo: Explique bem quem você é, suas experiências, seus sonhos, seus defeitos e qualidades – sem parecer pretensioso ou modesto demais.
- Apresente de forma clara a sua motivação: Fale dos seus objectivos profissionais e mostre um elevado nível de interesse pela vaga e por colaborar para o crescimento da empresa.
- Fale das suas competências: Apresente honestamente os seus talentos, suas habilidades e competências, e como elas podem se reverter positivamente para a empresa. Se lhe faltar alguma habilidade técnica, mostre interesse e abertura para aprender.
- Não fale mal das suas experiências anteriores: Procure dar uma abordagem positiva das suas experiências passadas e em que medida poderá utilizar nesta nova oportunidade. Não fale mal dos seus superiores e colegas de trabalho.
- Faça perguntas: Colocar questões pode ser um indicador de que tem interesse pela empresa e pode criar uma impressão positiva no entrevistador, desde que não sejam questões óbvias demais que demonstrem falta de pesquisa.
- Seja honesto ao falar dos seus defeitos: Para impressionar o entrevistador, muitas pessoas recorrem às qualidades disfarçadas como “sou muito perfeccionista” ou “tenho-me focado muito no trabalho e muitas vezes não tenho tempo para mim”. Mas os recrutadores já sabem disso, são bem treinados e não “caem mais nessa”. Então seja sincero e honesto. Expor suas limitações pode se reverter ao seu favor, desde que consiga expressar de forma correcta e que mostre que está se esforçando para superá-las.
- Fale o essencial: Não se limite a dar respostas fechadas/curtas (sim ou não), pois poderão ser traduzidas como dificuldade de construir ideias e timidez excessiva. Por outro lado, falar sem parar pode atrapalhar a entrevista e cansar o entrevistador.
- Mantenha uma postura corporal adequada: O seu corpo também se comunica, por isso o modo como se comporta, seu tom de voz, o jeito como senta, o seu semblante, seu modo de vestir, etc., serão tomados em consideração pelo entrevistador. Uma postura confiante aumenta as “chances” de sucesso em qualquer situação social.
- Evite gafes: Evite emitir, a menos que seja questionado, pareceres pessoais sobre temas como política, religião e desporto. Procure também não falar excessivamente da sua vida privada, lançar piadas e ou linguagem demasiado informal
- Utilize o método STAR para falar sobre a sua carreira: STAR é um acrônimo para Situação, Tarefa, Acções e Resultado. Estruture as suas respostas usando este método ao narrar a sua experiência, apresentando evidências sobre os seus feitos.
- Tenha domínio sobre o seu CV: Fique consciente das datas, funções e responsabilidades que teve nas experiências anteriores. Poderá deixar uma má impressão no entrevistador se houver incongruência entre o que diz e o que está escrito no seu CV. Saiba como construir o CV ideal pelo https://www.contact.co.mz/pt/artigo-02.
- Nunca minta: Falar a verdade é sempre importante. Ao tentar mentir poderá gaguejar, mostrar insegurança e o recrutador perceberá.
Siga estas dicas e tenha sucesso na sua entrevista de emprego.
Por: Baciquete Banze, CONTACT