administrador executivo (m/f) - 2 Vagas
Maputo, Maputo, Mozambique
publicado em 06-04-2020 às 07:43
Descrição
O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) é uma pessoa colectiva de direito público, criado ao abrigo do artigo 5 do Decreto-Lei nº1/2010, de 31 de Dezembro, com competência para exercer a supervisão e fiscalização das entidades habilitadas ao exercício das actividades seguradora, de mediação de seguros e resseguro e de gestão de fundos de pensões complementares.
FUNÇÃO
Será responsável por dirigir um pelouro do ISSM e assegurar a realização das funções das respectivas unidades orgânicas, garantindo o cumprimento das obrigações a que o ISSM está acometido por lei. Terá ainda como tarefas específicas: dirigir a realização de todas as actividades planificadas pelo ISSM com elevados padrões de qualidade; assegurar a elaboração dos instrumentos de gestão interna; assegurar a definição da política interna; exercer os poderes de direcção, gestão e disciplina do pessoal; garantir o apetrechamento e a administração adequada do Património do ISSM, tendo em conta os princípios de economicidade e sustentabilidade; assegurar a elaboração de propostas de diplomas legais relativos à actividade seguradora e a sua plena aplicação; assegurar a avaliação de pedidos de licenciamento de operadores e o registo dos seus respectivos órgãos; determinar a elaboração de directrizes e manuais de boas práticas a aplicar pelas entidades sob supervisão do ISSM, tendo em conta os princípios básicos de seguros e pensões; assegurar a adopção de medidas visando sanar as irregularidades de que haja conhecimento sobre as entidades sujeitas a supervisão do ISSM; assegurar a instauração de processos de contravenção e de adopção de medidas cautelares e sancionatórias; assegurar a publicação de informação estatística e de relatórios periódicos sobre a actividade do sector segurador, bem como a elaboração de estudos técnicos relevantes; determinar a participação do ISSM em iniciativas e/ou eventos de educação financeira; promover a colaboração com autoridades nacionais e internacionais com vista a assegurar a eficácia e coerência global da regulação e supervisão do sistema financeiro; assegurar a representação do ISSM em reuniões de organismos internacionais cuja filiação e/ou matérias a abordar se mostrem relevantes; estabelecer formas de cooperação e associação com outras entidades nacionais, regionais e internacionais, no âmbito das competências do ISSM.
Requisitos
- Mínimo de Licenciatura nas áreas de Gestão, Administração e Finanças ou outras áreas relacionadas;
- Experiência mínima de pelo menos 10 anos consecutivos em cargos de responsabilidade, ao nível de direcção e/ou de administração;
- Experiência comprovada de pelo menos 10 anos em funções de responsabilidade nos domínios financeiro e técnico, seja na actividade de supervisão do sector financeiro, incluindo seguros, ou na gestão de entidades cujo objecto é a actividade seguradora;
- Possuir elevados conhecimentos nas áreas de finanças, actuariado ou de gestão financeira e regulatória;
- Possuir domínio dos princípios básicos de seguros e pensões, emanados pela Associação Internacional dos Supervisores de Seguros e pela Organização Internacional dos Supervisores de Pensões;
- Não seja responsável pela prática de infracções à legislação que disciplina o sector financeiro, em especial a actividade seguradora;
- Preencher os requisitos de idoneidade previstos no nº 6 do artigo 6 do Decreto 53/2019, de 13 de Junho;
- Pessoa comunicativa e com capacidade de liderar equipas multidisciplinares e hábil para motivar pessoas;
- Pessoa activa, dinâmica e inovadora;
- Nacionalidade Moçambicana
DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS:
- Curriculum Vitae detalhado e actualizado;
- Fotocopia autenticada do Bilhete de Identidade válido ou Certidão de Narrativa Completa de Registo de Nascimento válida;
- Fotocopia autenticada do Certificado de Habilitações Literárias;
- Declaração, sob Compromisso de Honra, donde conste que nunca foi expulso do Aparelho do Estado;
- Declaração, sob Compromisso de Honra, donde conste que não está abrangido por qualquer incompatibilidade para a função a que se candidata;
- Fichas de Avaliação de Desempenho dos últimos 2 anos (2018 e 2019), para candidatos do sector público;
- 2 Cartas de Referências (dos 2 últimos empregos) para candidatos do sector privado.
Oferecemos
A oportunidade de integrar uma instituição sólida, que proporciona um pacote de remuneração compatível com as qualificações e experiência demonstrada.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 04 de Maio de 2020