técnico de controlo de gestão (m/f)
Maputo, Maputo, Mozambique
publicado em 12-11-2018 às 10:56
Descrição
A Portucel Moçambique é uma empresa de direito moçambicano criada em 2009 pela The Navigator Company (antigo grupo Portucel Soporcel), e é responsável pela instalação de um projecto florestal integrado a uma componente industrial de produção de pasta para papel em Moçambique.
FUNÇÃO
Inserido na Direcção Financeira, Contabilidade e Fiscalidade, será responsável por elaborar, analisar criticamente e fornecer informação de gestão para apoiar a tomada de decisão e a resolução de problemas operacionais dos Administradores e responsáveis das áreas funcionais da Empresa, dentro das orientações definidas pela Administração e Direcção de Controlo de Gestão do Grupo. Deverá promover a melhoria de métodos e procedimentos que evidenciem, com fiabilidade, a situação económico-financeira da Empresa.
As tarefas incluem: elaborar o orçamento e forecast, pela recolha, análise crítica e preparação de dados e informações em coordenação com todas as áreas funcionais da Empresa, assegurando o cumprimento dos pressupostos e objectivos de base, e garantindo a sua articulação com o orçamento do Grupo; monitorizar e acompanhar a execução orçamental, identificando, analisando e reportando os desvios; elaborar relatórios periódicos de desempenho das áreas funcionais e analisar criticamente os mesmos, sinalizando e reportando desvios relevantes; supervisionar tecnicamente e/ou apoiar a emissão das demonstrações financeiras, bem como preparar e interpretar os relatórios financeiros (Balance score card, capex-opex, etc.); minimizar a ocorrência de erros nos lançamentos contabilísticos, detectando erros e promovendo o estabelecimento de procedimentos que os mitiguem; coordenar os fluxos de informação e de registos entre as áreas financeiras e operacionais para garantir a correcta informação mensal em SAP; executar os lançamentos de fecho do mês e de correcção de movimentos em SAP, coordenando as operações de fecho do mês com o Grupo; supervisionar tecnicamente os lançamentos e valores de stocks, de consumos de combustível e de custos de telecomunicações, entre outros, emitindo relatórios de monitorização e sinalização de desvios, visando a adopção de medidas operacionais; proceder a análise de custeios e identificar oportunidades de melhoria no modelo de custeio e analítica da Empresa, propondo alterações, obedecendo a critérios de boas práticas e avaliando os respectivos impactos; preparar informação ad hoc, tendo como referência os níveis de informação relevantes para a Administração, Comissão Executiva do Grupo e Directores das áreas funcionais; fomentar a melhoria de métodos e de procedimentos, e promover a sua disseminação e uniformização na Empresa; posicionar-se como elo de ligação preferencial entre a Empresa e a Direcção de Controlo de Gestão do Grupo nos domínios do controlo da execução orçamental; preparar e garantir a fiabilidade e a regularização de informação para entidades oficiais; apoiar as auditorias externas; colaborar na promoção de uma cultura de segurança, salvaguardando a sua segurança e a dos outros, e participando activamente nos programas e acções desenvolvidos no âmbito da segurança e saúde do trabalho; adoptar atitudes e práticas que contribuam para a preservação e protecção do ambiente, bem como para o desenvolvimento e manutenção de relacionamentos positivos com as comunidades e demais partes interessadas; participar activamente nos programas de melhoria contínua, executando as actividades, e identificando e propondo acções que melhorem a eficiência, a produtividade e a qualidade dos produtos; aplicar, no âmbito da sua função, os requisitos do Sistema de Gestão Florestal, ou outros sistemas de gestão que venham a ser adoptados pela empresa; decidir correcções de centros de custos e acréscimos recorrentes no fecho do mês; definir e propor metodologias e abordagens para a extracção de informação operacional e de gestão necessárias à tomada de decisão na Empresa, em parceria com a Direcção e o Grupo; decidir e/ou sugerir os níveis de relevância da informação de gestão e dos alertas a reportar à Administração e aos Directores e propor planos de acção para corrigir desvios aos orçamentos com base no conhecimento das capacidades e recursos internos.
Requisitos
- Formação Superior em Gestão Financeira ou Contabilidade e Auditoria;
- Experiência mínima de 3 anos em funções semelhantes, preferencialmente em empresas multinacionais ou sector florestal;
- Experiência de trabalho em Moçambique;
- Conhecimentos fundamentais dos processos do negócio;
- Conhecimentos sólidos das normas internacionais de contabilidade (IAS-International Accounting Standard / IFRS-International Financial Reporting Standards);
- Conhecimentos sólidos de modelos de custeio, de contabilidade analítica e de gestão financeira;
- Conhecimentos sólidos de SAP, SAP BW (SAP Business Warehouse) e de SAP BOPC (SAP Business Objects Planning and Consolidation);
- Domínio avançado das ferramentas do MS Office, principalmente do Excel e Powerpoint;
- Fluente em Português e bons conhecimentos de Inglês; (falado e escrito);
- Forte orientação para o cliente interno;
- Orientação para resultados;
- Excelente capacidade de análise, atenção ao detalhe, rigor e de resolução de problemas;
- Perspicácia na identificação dos riscos e oportunidades do negócio;
- Capacidade de análise prospectiva de gestão, pensamento e raciocínio estratégico;
- Capacidade de planeamento e organização e no estabelecimento de prioridades;
- Boa capacidade de comunicação e influência;
- Boa capacidade para trabalhar em equipas multidisciplinares (boa capacidade para trabalhar em ambientes complexos, construir e manter relações de trabalho bem-sucedidas com pessoas de perfis e experiências diversificadas);
- Disponibilidade para futuras deslocações para outros escritórios (Zambézia e Manica).
Oferecemos
A oportunidade de integrar um projecto desafiante, que oferece possibilidade de desenvolvimento profissional, e que proporciona remuneração compatível com as exigências da função e qualificações demonstradas.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 18 de Novembro de 2018.